Copyright

PROIBIDA cópia e/ou reprodução das imagens sem autorização prévia da proprietária do blog!

Especial Viagem pela Europa 2011 #02 - "Mochilão sozinha? E ainda sendo mulher? Loucura!!!"

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Oi pessoal!

Bom... as noticias do primeiro passeio saem ainda hoje.
Só queria colocar informaçoes sobre viagem de mochilao para os curiosos de plantao ou outras pessoas (principalmente mulheres) que tem interesse de fazer mochilao sozinhas mas desejam uma certa segurança.
Sim, para quem nunca pensou nisso pode parecer estranho! Eu mesma achava isso loucura ha pouco tempo atrás. E depois que já tinha me decidido, ainda tinha a família para tranquilizar!
Vou dividir com voces algumas dicas e estrategias que adotei para fazer essa viagem o mais tranquila (e divertida-maravilhosa-sensacional) possivel.



Dicas para quem deseja fazer mochilao sozinho (em especial mulheres)!

- Mochilão planejado junto a uma agencia de viagens
Fiz o pacote do meu mochilao pela Central de Intercambio - CI. Esta agencia é bem voltado ao publico '"Jovem" que deseja estudar, trabalhar ou fazer mochilao mesmo pelo mundo. Eles (em especial a Cris que foi super atencosa) organizaram todo o trajeto, alguns passeios, estadias, seguro de saúde, passes de trem e passagens aéreas. Foi tudo adaptado para o meu plano de viagem e acho que valeu muito a pena pela praticidade e segurança que me deu.
Por isso, para voces que acharam uma loucura sair sozinha de mochilao pela Europa, saibam que nao foi à la loca assim nao rsrs, foi tudo organizado com uma empresa. Nada de chegar na cidade e nao saber para onde ir, ou escurecer e nao ter lugar certo para dormir! Rsrsrs.

- Comunicaçao frequente e roteiro planejado
Nao somente pelos meus pais (que enlouqueceriam de preocupacao se nao tivessem noticias frequentes) mas também por questoes de seguranca, me comunico frequentemente (quase diariamente) com meus minha familia no Brasil. Deixei com eles, também, um roteiro do meu trajeto e os hoteis e hostels onde vou ficar.
Hoje em dia nao tem mais desculpa pra nao se comunicar.
A grande maioria dos hoteis tem acesso a internet gratuito (facilita muito carregar um noteboook, netbook ou iPad para acessar via Wi-Fi do quarto do hotel).
Sendo assim, a comunicacao pode ser feita por e-mail, ou melhor ainda, por Skype que permite a toca de mensagem em tempo real, auto e video da pessoa com quem está se comunicando. E o melhor: GRATS :)
Mensagens via SMS também sao super simples de ativar no seu celular. No meu caso, que tenho um vivo, ativei via telefone mesmo, antes de viajar. A liberacao do servico nao teve custos e o unico gasto sao com as mensagens que envio daqui (para receber mensagens nao pago nada). Se nao me engano, é em torno de 1 ou 2 reais a mensagem, que sao muito uteis para noticias importantes, ou aviso de mudancas de planos.
Nao sei se todo mundo viu aquele filme 127 horas... eu sempre lembro que o cara ficou lá todo esse tempo porque nao tinha avisado ninguem para onde ia.
Ok, sou bem trágica, mas na dúvida, nao custa nada (ou muito pouco) manter uma comunicacao basica com a familia ou pessoas proximas.

- "Bobeira Zero!"
Está é a máxima do meu pai, mas tá valendo.
Quando a gente é turista fica muito desatento, parece que estamos em outro "plano" e que nada nos atinge. Pois senti na pele as consequencias dessa desatencao numa viagem que fiz a Recife em 2008. Fomos assaltados a mao armada e levaram as bolsas e sacolas (e o pior, a maquina com as fotos de toda a viagem) por puro descuido e desatençao.
Claro que nao temos como controlar tudo, e estamos sempre expostos a riscos, mas temos como diminuir alguns deles

Entao o indicado é:
- evitar ruas muito vazias e trajetos que nao tem certeza onde vao dar.
- ir confirmando ao longo do trajeto se está indo mesmo para o local desejado. Pergunte principalmente para funcionarios de cafeterias, bancas de jornal e policiais.
- Cuidar seus pertences em ruas movimentadas e em transportes públicos.
- Ser bem antipática mesmo e nao ficar dando trela pra conversa.
- Evitar andar sozinha a noite por regioes desconhecidas ou afastadas do seu hotel/hostel(albergue), ou mesmo sem ter certeza de como sera a volta
- E fazer backup das fotos turisticas do dia ao final do dia, no hotel, para nao correr o risco de levarem a camera com as fotos (fiquei tao traumatizada que faço 2 backups)

Bom... por enquanto sao estas minhas dicas de mochilao!
Claro que tem toda a aventura de estar num lugar "estranho" tendo que se virar sozinha, pedir informaçoes e (o pior) carregar toda a bagagem literalmente nas costas!
Mas tem sido uma experiencia tao legal, mas tao legal que nem sei como explicar.

Para quem acha que pode ser um passeio solitario, acho que depende da personalidade.
Eu, por exemplo, adoro programas com os amigos, sou bem comunicativa mas gosto muito de momentos "meus". Gosto de apreciar pequenos prazeres como um café em uma cafeteria legal lendo um livro, ou um passeio no meu ritmo pelos museus, fazendo minhas proprias análises e reflletindo sobre aquilo que vejo, relacionando com conhecimentos que já tinha etc. Gosto de fazer tudo no meu tempo, sem ter que adaptar as necessidades de outros (sim admito, sou no fundo bastante egoista). Mas aceitar e admitir esta caracteristica e adaptá-la de forma que nao prejudique (ou incomode) os outros é o mais importante, nao ?
E como viajar pela europa era um sonho de longo tempo, para o qual já tinha planos e expectativas tao particulares, nao consigo pensar como faria essa viagem acompanhada. Ou eu ia -irritar-prejudicar-brigar com- a pessoa ou eu ia me irritar - frustrar - entediar.

Ah... e quem acha que é só pra gente "jovem", tem que rever seus conceitos. Hoje vi um casal de idosos (de cabelo branquinho mesmo, com no minimo 65 anos) indo pegar metro com mochilinha nas costas e mala de rodinhas (pois mochilao ficaria inviavel). Sem contar outros muitos casais de meia idade, de tenis, mochila, cantil, aventureiros mesmo, pelos quais tenho passado. Tem também muitas mulheres de 40, 40 e poucos fazendo o passeio sozinhas. Quero eu poder ainda viajar muito, de forma aventurera e economica, sem ter as restricoes da idade. Só sei que olhei os velhinhos (e outros adultos mais velhos) e penso que quero poder fazer isso (continuar fazendo) daqui muitos anos. (e para o desespero da minha mãe) Ta aí mais uma razao para nao ter filhos.

Tá aí gente!
Falei um monte mas acho que sao informacoes e opinioes que podem ser interessantes e proveitosas!
No proximo post prometo mais fotos que texto, ok?

Beijos

13 comentários:

Lucia Bara disse...

Ola Tininha
Muito bacana essa viagem, divirta-se bastante e vale muito a pena voce colocar todas as dicas pois é sempre bom o alerta.
Eu mesmo to passando poucas e boas por causa de uma agencia voltada ao publico jovem (comprei um pacote pra minha filha)a Divisão Jovem - Curitiba, pra ser ter uma ideia ja fiz ate B.O.
Então vale a dica, Fiquem atentos malandro é o que não falta.

Boa viagem

Um abraço
Lucia
hptt://cafeecetim.blogspot.com

Luciani Gomes disse...

Cris,
Super concordo contigo. Também amo estar com as minhas amigas, mas pra viajar às vezes pode ser complicado. Nesse ponto tb sou um pouco egoísta. É difícil concilicar vontades e eu curto meus momentos sozinha.
Aproveita muuuuito por aí!
Tu tá ficando em albergue? Tô em dúvida se levo o laptop...

Andrea disse...

Tininha, li todo o seu post e posso dizer que estou mortinha de inveja (boa é claro) de você. Invejinha boa do passeio, da coragem e da lucidez!!!

Parabéns querida e divirta-se muito a curta-se bastante. Esses momentos só nossos são realmente impagáveis.

Acompanharei toda sua viagem daqui na maior vibração.

Beijocas

Gislene disse...

Também curto meus momentos sozinha, mas viagem para Europa sozinha acha que não ia rolar não!
Mas acho bacana quem tem essa coragem...
Bjs.

Luciana disse...

não se preocupe, com um texto agradavel destes nem precisa de fotos.
diverta-se e aproveite tudo que puder (com segurança é claro).
boa viagem
Luciana

cashemere disse...

Nossa corajosa hein??? Boa sorte nessa aventura, vou ficar de olho nas fotos.
Bjks e curta bastante.
Débora

ligiamaciel disse...

É isso ai garota! A hora é agora para ser feliz. Aproveite muito....Poste fotos e comentários sobre elas...Assim...viajaremos com você

Unknown disse...

Que bom a pstagem apareceu de novo porque tava doida pra ler... até me animei, mas não iria só não tenho essa sua força, determinação,mas com uma amiga com gosots parecidos eu toparia. Só fico arrasada quando mensiona que foi assaltada aqui... me dá uma angústia.

Ode disse...

Muito boa suas dicas vou falar pras minhas filhas lerem seu post sobre isto pois elas vão pra NY em setembro pela primeira vez, e vc sabe como é mãe né preocupada que só. Bjs e bom passeio

Zelandi disse...

Tininha, tô acompanhando cada passo teu, curto muito e agora mesmo estava lendo as "tuas dicas de viajar com segurança", ADOREI!!!
Boa sorte e como diria se tu fosse minha filha... TE CUIDA!!!
bjsss!!!
zelandi

Carla Cristina Alves disse...

muito massa tininha! hhhheheh
ei agora que vi que não é aquele preço exorbitante e dah pra achar tudo mais em conta com a ajuda de uma central de intercambio, que inclusive tem aqui, vou me programar e quem sabe meu sonho se realiza!
bjos

Mi Müller disse...

Báh Tininha que delícia tem sido acompanhar tuas aventuras. Aproveita bastante :)
estrelinhas coloridas...

Ana Paula disse...

Ô Bichinha corajosa! Ui, tô morrendo de vontade de fazer o mesmo.
Que o Pai Celeste te proteja muito, que sua viagem seja inesquecível, que tudo corra bem, que consigas transpor todos as "situações delicadas" com muita calma, bom humor e o típico jogo de cintura.
Estou viajando juntinho....
Bjs