Copyright

PROIBIDA cópia e/ou reprodução das imagens sem autorização prévia da proprietária do blog!

Meme Literário 2011 - Todas as respostas :)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Oi pessoal, a Tábata { Happy Batatinha } está fazendo um meme literário durante este mes no blog dela :)

como já estou com praticamente duas postagens diárias aqui no blog, por causa da maratona de cartões, achei que ficaria muito sobrecarregado + as postagens do meme literário.
Então resolvi reunir todas as respostas em uma só postagem. Não vai estar valendo pro sorteio, mas eu me diverti muito e refleti muito também respondendo as perguntas!
Valeu Tábata pela proposta!


Dia 01 – Que livro que você está lendo?
To lendo uns 7! rsrs, mas tenho 3 na mesinha de cabeceira!
- Comer, Rezar, Amar - estou no início e estou adorando. Queria ter lido antes de viajar pra Europa e não deu tempo. Estou retomando agora e dá muita saudades de viajar :)
- Nightmares and Dreamscapes - livro de short stories do Stephen King. Adoro as short stories dele, mas de todos os livros dele que já li, esse é o que tem os contos menos interessantes :( não estou achando muito empolgante...)
- The girl with the Dragon Tatoo - Stieg Larsson (traduzido pro português como O homem que não amava as mulheres). Este estou lendo com o meu irmão. A leitura está arrastada, pois é complicado encontrarmos tempo em que os dois estejam livres para ler. Mas é muito interessante.


Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?
Terminei de ler Astro Ajuda do Thedi Correa e adorei! Fiz a resenha aqui.
O próximo será Dexter: Darkly Dreaming :) Vejo a série e adoro! Decidi ler os livros.

Dia 03 – Você lê resenhas de livros?
Sinceramente não... rsrsrs. Ou melhor, só leio de livros que já li e que tenho uma opinião formada. Eu gosto de estar isenta de influencias quando vou ler um livro, ver um filme, etc... Gosto de formar minha propria opinião e só depois conhecer e argumentar com as opiniões dos outros.

Dia 04 – Onde você gosta de ler?
Por pura falta de tempo, acaba que eu só leio na cama, logo antes de dormir. Então aprendi a gostar de ler assim. Todo dia antes de dormir leio pelo menos algumas páginas do livro que está na mesinha.
Nas férias eu adoro ler na beira da praia, tomando sol. Já li muito no ônibus também! No inverno, qulquer lugar com um solzinho é um bom lugar par ler :)

Dia 05 – Você costuma abandonar a leitura de um livro?
Puxa... quando era mais nova eu tinha um pacto comigo mesma que por pior que fosse o livro, tinha que terminar de ler ele. E também só podia ler um livro por vez! Mas com o tempo minha compulsão por comprar livros, minha crescente redução do tempo livre e meu complexo multi-tasking fez com que lesse uns 7 livros simultaneamente, e os que mais gosto são os que terminam mais rápido. Com isso, vários livros vão ficando abandonados na metade. EU não gosto de dizer que os abandonei, pq tenho a expectativa de retomá-los eventualmente. Mas é um eventualmente muito a longo prazo. rsrsrs

Dia 06 – Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros?
Minha infância foi rodeada por revistinhas da Turma da Mônica. Minha mãe sempre lia as revistinhas para mim e pro meu irmão. A escola que frequentei também incentivava muito a leitura, e desde que abriu a biblioteca da ecola (quando estava na segunda série do ensino fundamental) eu passava TODOS os recreios por lá. Qeeria sempre ler os livros dos maiores, então na segunda série já lia os livros da quarta-serie, e assim por diante.

Dia 07 – Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados?
Eu mais empresto que pego emprestado. Eu gosto de rabiscar, dobrar, fazer anotações, sublinhar durante a leitura. Claro que quando pego emprestado eu cuido, mas um dos prazeres que tenho é de apreciar a leitura com estas anotações. Por isso prefiro comprar meus livros e fazer com eles o que bem entender do que ter que ficar cuidando de um emprestado :)
Livro feliz é livro com cara de lido! :)

Dia 08 – Quantos livros você tem? Qual o autor que você tem mais livros?
Segundo o Skoob, tenho 82 :) o autor mais frequente é certamente Stephen King (12).

Dia 09 – Você costuma ficar com todos os livros que compra?
Sim! esses dias tentei reduzir os livros para aumentar o espaço no armario... mas consegui dar só dois, e com muito sofrimento rsrsrs. Como já falei, meus livros são sublinhados, alguns tem marcadores que fiz especialmente pra eles, alguns me lembram a época que eu os li, por causa de um amassado na capa que foi de tal viagem, um risco que foi por tal motivo, etc. É um apego emocional. rsrs

Dia 10 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?
hm... puxa não sei mesmo.

Dia 11 – Cite um livro que fez você rir. Fale um pouco sobre ele.
Cara, não lembro de ter rido com livros. Também não lembro de ter chorado com eles. Rsrsrs.
Sorrir é uma coisa, mas rir... Eu gosto dos livros, me mobilizo, mas nao chego a me envolver tanto a ponto de exercer alguma emoção extrema assim... Agora pensando, já chorei lendo algumas letras do chico buarque, no livro "Tantas Palavras" (ótimo por sinal). Mas não sei se conta como livro ou como musica :)

Dia 12 – Se você pudesse conhecer um lugar/mundo que só existe nos livros, qual seria?
Talvez o mundo da Torre Negra (Dark Tower) do S.King. Passear no Blaine, atravessar as portas/portais, caminhar pelo Path of Beam, brincar com o öy, etc. É um mundo perigoso, mas genial! Me deu vontade de voltar a ler agora :)

Dia 13 – Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria?
puxa... olhando aqui meus livros os personagens sofrem demais... não sei se queria trocar de lugar com nenhum deles não...

Dia 14 – Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido (vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?
Pro Stephen King: "Como você dorme à noite?"

Dia 15 – Qual é o seu vilão literário favorito? Por que?
Blaine :) (The train) - ele é engraçado, é um vilão que encanta... sei lá.

Dia 16 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando.
"The Lady in the Looking Glass" da Virginia Wolf. Comprei um pocket de 4 contos, pois achei que não iria gostar de seu estilo literário, mas queria ler alguma coisa dela, afinal, é a Virginia Wolf. Seu estilo melancólico, crítico e ao mesmo tempo sarcástico acabou me cativando, e realmente apreciei a leitura. Me motivou inclusive a ler outros livros dela.

Dia 17 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele.
Melancia. Li em 2004 e era tão badalado na época que achei que seria ótimo! Achei péssimo, entediante, e só terminei de ler porque ainda tinha a regra de que precisava terminar de ler um livro pra terminar outro.

Dia 18 – Você lê livros que não são para sua idade? Como livros infanto-juvenis ou YA para quem é adulto, ou livros adultos para quem é adolescente.
Como me considero com um pé na adolescência e um pé na idade adulta, quase todo livro seria "adequado" pra mim rsrsrs.

Dia 19 – Qual é o livro que você leu, gostou e recomenda para todo mundo ler também?
Ensaio sobre a Cegueira
e O Diário de Anne Frank são livros que inspiram refletirmos sobre nós mesmos e nossa sociedade. São ótimos e recomendo mesmo.

Dia 20 – Você gosta de poesias? Qual o seu poeta ou poema favorito?
Gosto mas não está na minha lista de estilos literários favoritos. Mario Quintana e Fernando Pessoa são os que mais gosto (ou que mais conheço)...

Dia 21 – Quanto tempo em média você demora para ler um livro?
Varia muito, dependendo do livro e do tempo disponível, de 3 dias a 5 meses :/

Dia 22 – Cite um ou dois livros com títulos que você acha interessante. Você costuma escolher livros pelo título?
Não, escolho pelo autor, ou por indicação. Mas esses dias admito que comprei um pelo título! "50 ways to find a lover". Final do ano passado resolvi rir um pouco de mim mesma e comprar esse livro kkk. No fim nem comecei a ler ele. Foi compra por impulso mesmo.

Dia 23 – Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel?
Já li alguns, mas prefiro os de papel! Acho mais práticos, jogo na bolsa, leio na cama, não preciso me preocupar se cai no chão, posso marcar a vontade.... e também eu já passo o dia inteirinho na frente do computador, então o momento da leitura com livro de papel é uma folga dos eletrônicos.

Dia 24 – Você lê um livro por vez ou gostar de alternar a leitura em dois ou mais livros?
Gostaria de voltar a ler um por vez, mas atualmente alterno entre vários...

Dia 25 – Tem algum livro que você tenha mais de uma edição do mesmo?
Em alguns casos tenho em portugues e ingles, um exemplo é o Midsummer Night's Dream (Sonho de uma Noite de Verão), pois tentei ler Shakespeare no original e me confundi com o inglês arcaico, então comprei a tradução e leio o capítulo em inglês depois releio em português para conferir se não perdi nada do conteúdo.

Dia 26 – Qual o maior (em número de páginas) livro que você já leu? Quanto tempo demorou?
não sei... lembro que um do harry potter era enorme, e tem o que eu to lendo agora (Wolves of Calla - da Torre Negra V) que tem quase mil páginas. Mas na verdade não é o número de páginas que faz com que eu leia um livro rapido ou não, sim o quanto ele está interessante.

Dia 27 – Você costuma fazer anotações enquanto lê? A ideia de fazer anotações no próprio livro lhe assusta?
Sim, é mais comum que eu sublinhe, ou coloque asteriscos em trechos bem importantes/interessantes. Não me assusta nada, desde que o livro seja meu, claro :)

Dia 28 – O que você faz quando encontra uma palavra que não conhece durante a leitura? Para para procurar no dicionário?
Se tem alguém em volta eu pergunto (tanto para palavras em ingles quanto portugues), se não, continuo lendo e tento deduzir ao longo do prarágrafo. Se o livro é em inglês e a palavra se repete mais de uma vez e parece ter certa importância para a trama, procuro no dicionário. Descobri o significado (e a existência) da palavra "ajar" (entreaberto) assim :)

Dia 29 – Quantos livros em média você costuma comprar por mês?
Tem meses que compro 10, meses que não compro nenhum, dias que compro 3, mas acho que a média mensal é uns 3. Costumo comprar na Livraria Cultura aqui de Porto Alegre. Não consigo (é sério) entrar lá sem sair com um livro! Normalmente pockets. Livros usados eu só compro na Feira do Livro aqui de Porto Alegre, pois não tenho costume de frequentar sebos.

Dia 30 – Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.
Uma edição com Frankenstein, Dracula, Dr Jeckyl & Mr Hyde com prefácio escrito pelo Stephen King :) Tem tudo que eu gosto em um livro, é pocket, é classico, é de suspense/terror/ficção, é em inglês, tem texto do Stephen King, estava barato :) Não comecei a ler ainda...

Dia 31 – Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.
Preciso admitir que Twilight. Fazia tempo que não me empolgava, entrava na história e entrava madrugada a dentro para ler "só mais um capítulo".

2 comentários:

carol disse...

ahuahauha
Gosta mesmo do Stephen King não é? Tentei ler um livro dele uma vez, não lembro o título, mas era super grande e me perdi na leitura no início. Não consegui terminar de ler. Acho que tive azar no meu primeiro livro que li dele. kkkkkk

Naty Young disse...

Oi, Tininha.
Tudo bem?

Adorei seu memê literário. Muito legal. O Twilight é mesmo fascinante. ehehehehehe

Um beijão.